Revoada

Revoada
Artista Luiz Chaves

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

[01]Campos do Jordão recebe treinamento do Viaja Mais Melhor Idade

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/institucional/noticias/arquivos/campos_do_jordao_recebe_treinamento_do_viaja_mais_melhor_idade.html

Veja na integra a noticia

Análise

O turismo no Brasil ainda é muito carente tanto de profissionais capacitados, como de infra-estrutura para receber turistas. Mas nos últimos anos o governo vem investindo para desenvolver o turismo que mostra como uma das atividades econômicas de maior crescimento no mundo. O Brasil apresenta uma enorme diversidade e uma cultura riquíssima, por isso o turismo deve ser explorado, mas de forma correta e uma das formas seria a segmentação de mercado, onde os profissionais da área do turismo se especializam em diversas áreas para atender a diversos grupos.

A segmentação de mercado é segundo Beni a técnica estatística que permite decompor a população em grupos homogêneos. A segmentação possibilita o conhecimento dos principais destinos geográficos e tipos de transporte, da composição demográfica dos turistas e da sua situação social e estilo de vida, entre outros elementos.

Existem diversos segmentos e um exemplo seria a terceira idade que com o aumento de tecnologias e avanços da medicina o índice de mortalidade diminui e conseqüentemente houve o aumento da terceira idade. No Brasil, este segmento turístico está crescendo a cada ano, devido ao aumento desse público potencial e, principalmente, pela maior conscientização da importância da atividade física e do lazer para se ter uma vida melhor. Portanto esse público significa o aumento de consumidores que estão a disposição no mercado, sendo assim um ótimo nicho para a atividade turística no Brasil e no mundo, pois é nessa faixa de idade as pessoas mais viajam, pois já criaram seus filhos e já estão aposentados, ou seja, já estão com a vida financeira estável restando mais tempo para realizarem suas vontades. Existem vários tipos de turismo para se praticar com a terceira idade: turismo cultura, religioso, de natureza, e etc.
Mas o que o Brasil precisa é capacitar profissionais para esses atender a esse nicho que se bem planejado e orientado propiciar diversas benefícios.

[01]Proposições

O Programa Viaja Mais é uma iniciativa para estimular e promover viagens a determinados grupos de consumidores com renda insuficiente para usufruir da experiência turística, ou aqueles que, por motivos diversos, têm suas possibilidades de lazer limitadas.

A proposta seria a criação de projetos não só no segmento da terceira idade, como para o público GLS, jovens, e outros em todo o Brasil.
O jovem, estudante, por exemplo, é um público que as vezes deixa de usufruir de varias atividades ou por falta de tempo ou por apresentar baixa renda. Eles são desbravadores de lugares e por isso é interessante projetos que estimulem suas viagens.

Hoje o turismo interno no Brasil é muito caro, então a criação de descontos para estudantes em passagens aéreas ou rodoviárias seria interessante.
A construção e mais divulgação de albergues da juventude, já que hotéis e resorts são inacessíveis para condição dos jovens.
Outra proposta interessante seria estimular espetáculos teatrais, festivais de dança, gastronomia e cinema gratuitos nas localidades para atrai os jovens.

Nenhum comentário: