Revoada

Revoada
Artista Luiz Chaves

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial se fortalece a partir da constatação de que as empresas têm um papel essencial a cumprir, juntamente com os governos e a sociedade civil, na solução das imensas desigualdades sociais e da quase irreversível catástrofe ambiental que vivemos neste início de milênio.

De acordo com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social responsabilidade social empresarial é:
"A forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

O que é o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Visite o site do Instituto Ethos: http://www.ethos.org.br

...

Os dez mandamentos da responsabilidade social de acordo com Stephen Kanitz:


1. Antes de implantar um projeto social pergunte para umas vinte entidades do Terceiro Setor para saber o que elas realmente precisam.


2. O que as entidades precisam normalmente não é o que sua empresa faz, nem o que a sua empresa quer fazer.


3. Toda empresa que assumir uma responsabilidade será mais dia menos dia responsabilizada.


4. Assumir uma responsabilidade social é coisa séria. Creches não mandam embora órfãos porque a diretoria mudou de idéia.


5. Todo o dinheiro gasto em anúncios tipo “Minha Empresa É Mais Responsável do que o Concorrente", poderia ser gasto duplicando as doações de sua empresa.


6. Entidades têm no social seu “core business”, dedicam 100% do seu tempo, 100% do seu orçamento para o social. Sua empresa pretende ter o mesmo nível de dedicação?


7. O consumidor não é bobo.


8. Antes de querer criar um Instituto com o nome da sua empresa ou da sua marca favorita, lembre-se que a maioria dos problemas sociais é impalatável.


9. Evite usar critérios empresariais ao escolher seus projetos sociais, como "retorno sobre investimento" ou "ensinar a pescar". Esta área é regida por critérios humanitários, não científicos ou econômicos.


10. A responsabilidade social é no final das contas, sempre do indivíduo, do voluntário, do funcionário, do dono, do acionista, do cliente, porque requer amor, afeto e compaixão.


Acesse o link e veja na intrega os dez mandamentos da responsabilidade social para Stephen Kanitz :http://www.kanitz.com.br/impublicaveis/responsabilidade_social.asp






Nenhum comentário: